Pé de Vento…O que é?

Pé de Vento, Colectivo de Animação Teatral, C. R. L. (Cooperativa de Responsabilidade Limitada), iniciou a sua actividade como companhia profissional de teatro no Porto, em 1978.

O Projecto do Pé de Vento, orientado para o público infanto-juvenil, pauta-se, desde o início, pela fixação de critérios estéticos bem definidos e por uma constante exigência de rigor e profissionalismo. A identidade artística da Companhia resulta de opções claras, decorrentes de uma concepção de teatro onde o texto e a língua têm um papel fulcral. 

Nos espectáculos do Pé de Vento, a palavra é sempre um lugar de encontro entre a reflexão e a imaginação, o que permite redimensionar a sua força dramática na dinâmica do jogo cénico. 

A palavra é elo e apelo: traço de união, convocação, evocação. A palavra é matriz da acção e instrumento luminoso de indagação dialogal.

A valorização da palavra no espectáculo teatral determinou uma escolha criteriosa dos textos com vista ao aprofundamento do trabalho cénico da linguagem.

A opção pela encomenda de textos levou-nos a construir cumplicidades com autores como Manuel António Pina (um dos fundadores do Pé de Vento), Álvaro Magalhães, Teresa Rita Lopes, Gonçalo M. Tavares, e mais recentemente Eduardo Leal.

Alguns dos textos levados à cena foram posteriormente editados, integrando estas edições o Plano Nacional de Leitura.

Com uma prática teatral singular no que toca à encenação dos textos, a companhia Pé de Vento foi convidando vários compositores para idealizarem ambientes sonoros específicos em conjugação com a cenografia, os figurinos e o desenho de luz. A estabilidade da equipa criativa basilar tem permitido o aprofundamento do diálogo em torno da construção e do apuro dos espetáculos.

O teatro é, talvez, a única arte em que a dimensão comunicativa da palavra permanece realmente viva. O que significa que o teatro é um lugar de comunhão com os outros pela e na palavra.