O QUE É O TEATRO?
Apresentação
O Programa Território Artes – O programa Território Artes actuava na área da prestação de um serviço público cultural de base e integrava acções que visavam a criação de condições para melhorar o acesso do cidadão aos bens culturais no domínio das artes e a correcção de assimetrias regionais e desigualdades sociais – levado a cabo durante alguns anos pela Direcção-geral das Artes, organizou, em 2008, uma inauguração simultânea em todo o País da Exposição “O que é o Teatro?”.
A exposição aqui presente é um desses exemplares que, até agora, já foi apresentada em vários locais, e que foi cedida ao Pé de Vento, na medida em que a companhia se mostrou disponível para continuar a fazê-la circular, gratuitamente, pelo Norte do País e a proporcionar aos visitantes o contacto com as possibilidades de uma resposta à pergunta o que é o teatro? porque, como nos diz Maria João Brilhante, “na verdade, não existe uma história do teatro, existem histórias do teatro consoante as perspectivas pelas quais abordamos essa forma de expressão artística da humanidade.”
Introdução
Centro de Estudos de Teatro
Esta exposição promovida pela Direção-Geral das Artes, constituiu um desafio para quem, como eu, há largos anos se vem ocupando do estudo e do ensino da história do teatro. Ao propósito de divulgar por todo o País esta arte e a sua história juntava-se o desejo de nela incluir a memória do teatro feito em Portugal. A escassez de documentação anterior ao século XVI e as dificuldades de acesso às fontes textuais e iconográficas foram determinantes para as opções tomadas. Creio, todavia, que a exposição aqui patente permitirá reapreciar o lugar do teatro produzido em Portugal e na cultura europeia, graças ao cruzamento que o observador é convidado a fazer, quer entre imagens de diversa proveniência, quer entre estas e o texto.
Procurou-se encontrar um modo rigoroso de falar de uma arte que se caracteriza pela confluência de diversas linguagens, pela efemeridade das suas práticas e pela repercussão social e cultural que possui.
(…)
Optei por construir um discurso, composto de palavras e imagens, através das respostas às perguntas encerradas na pergunta que dá o nome à exposição: O que é o teatro? Do significado original da palavra até à memorabilia que também constitui o teatro evanescente, é possível ficar a saber o que ele é descobrindo quem o faz e porquê, onde é feito, quem o vê, quem cria as condições para que exista, como é feito, de que modo se relaciona com outras artes, que lugares ocupa na vida da sociedade. Cada painel apresenta-se, portanto, como uma unidade informativa autónoma, ainda que, por vezes seguidora da ordem cronológica.
Percorri centenas de imagens e procurei que elas falassem em plano de igualdade com o texto, em alguns momentos bastando segui-las para perceber o que vai mudado na arte, mas também de que modo cada contexto cultural em cada momento viu e fixou a imagem do teatro que existiu ou que sonhou.
O maior voto que fazem todos os que participaram na árdua e excitante tarefa de preparar esta exposição é de que ela seja fonte de descoberta, de surpresa e de estímulo para ir ao teatro.
*Comissariado Científico
Textos e identificação iconográfica