TEATRO DA VILARINHA – 10 ANOS

Dezembro 2006 / Janeiro 2007

Galeria do Palácio – Porto

TEATRO DA VILARINHA – 10 ANOS

 

Quem ousaria pensar em Outubro de 1996 que, volvidos 10 anos, teriam passado pelo Teatro da Vilarinha 100 mil espectadores para assistir às 1.500 sessões que até agora tiveram lugar nesta sala de espectáculos.

Quem, de entre nós, ousou pensar que 10 anos depois poderíamos mostrar um conjunto tão diversificado de materiais – adereços, figurinos, máscaras, cenários, fotografias, … – que nos envolveram nesta caminhada.

Por isso, reunimos nesta exposição fragmentos dos vários universos cénicos que nestes 10 anos fomos gerando neste palco que, mesmo sem a presença dos actores, são ainda capazes de nos transportar para outros mundos, agora feitos de memória e de esquecimento.

(…)

Fazendo nossas as palavras de Raul Brandão, um dos autores que encenámos, cremos que o “trabalho de teatro deve ser (…) a alma descarnada das coisas apenas e, por isso mesmo, para que apaixone é preciso que seja simples, e cavando fundo no coração humano. Tenho esta imagem: a peça de teatro deveria ser como uma grande árvore sem folhas – nua e coberta de flor…”                

 

A Direcção